Circuito de Cavernas em Chapada dos Guimarães

O circuito de cavernas passa-se por 3 cavernas e 1 grutas, começando pela Caverna Aroe Eiari  (Morada das Almas significado do nome em bororo). É um dos passeios mais bonitos da Chapada dos Guimarães que leva à uma caverna de arenito com 1.550 metros de extensão e a maior do Brasil. O acesso é por trilha, uma caminhada de 10 km.
Na trilha encontramos a ponte de pedra onde você tem vista muito bonita do paredões e depois de mais ou menos 2,5 km encontraremos essa maravilhosa nascente que se torna essa magnífica cachoeira pra recarregar as baterias tomando um banho e abastecer a nossas reservas, a pedra dos três apoios e a entrada da Caverna Aroe Eiari que é fantástica. Entrando cerca de 200 metros a dentro, não é possível enxergarmos nada, somente com lanternas. Olhando de dentro para a entrada da caverna temos a vista lindas.

Logo depois passamos na Gruta da Lagoa azul, em seguida na caverna Kiogo Brado (Ninho de Aves em bororo), caverna Pobo Jari (morada das águas em bororo) e finalizamos e voltamos para o restaurante que há no local. Depois do almoço tem a opção de ir em uma cachoeira, que é a famosa Cachoeira do Relógio.

Endereço: Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251 Chapada à Campo Verde)
Distância entre o centro da chapada a sede da caverna, 34 Km
Valor da Entrada: somente com guia de turismo, condutor interno ou condutor de turismo da cidade
Horário de visita: Todos os dias das 08:00 às 13:00